My Irreversible Point of View

Unfortunately freedom of speech is not totally respected in some parts of the world. That is why I decide to express my point of view in the name of those who are not allowed to express themselves. STAND UP, SPEAK UP! STOP THE TRAFFIK

Friday, February 10, 2006

A Cultura como sistema simbólico

A cultura pode ser considerada como um sistema de ideias, mais concretamente um sistema simbólico. Ao contrário do que os cognitivistas e os estruturalistas defendem, a cultura consiste num sistema de significados e símbolos que são compartilhados.
Clifford Geertz, um dos principais pioneiros da corrente simbólica da cultura, destaca-se pela sua perspectiva poderosa e, de facto, inédita ao interpretar os aspectos particulares de uma cultura e ao citar que a acção dos seres humanos constitui uma acção simbólica. No entanto, o estudo de uma cultura não implica apenas a análise das suas particularidades e dos seus símbolos. Segundo o mesmo autor, a única forma de se conseguir interpretar a cultura, nomeadamente o seu processo de construção, é através da chamada “descrição densa”.
Por outro lado, considero que os símbolos e os significados não têm de ser necessariamente observáveis ou palpáveis, como, por exemplo, a crença nos espíritos, a utopia, entre outros. Tanto os primeiros como os segundos constituem dois elementos fundamentais para o funcionamento, e/ou mesmo a construção, de uma cultura, marcando uma presença indispensável nos modos e relações de conduta e nos mais variados domínios da vida humana, mais especificamente nas leis ou normas jurídicas. Tal como refere o autor David Schneider, “a cultura compreende categorias ou "unidades" e "regras" sobre as relações e os modos de conduta”.
Deste modo, os significados e os símbolos, em particular, e a(s) cultura(s), em geral, encontram-se entre as mentes dos actores sociais, e não nestas últimas. Explicando de uma outra forma, as culturas são compartilhadas pelos indivíduos, logo existem e estão entre eles, não neles. Portanto, podemos dizer as culturas localizam-se no espaço e no tempo devido à distribuição espacial e temporal dos indivíduos que nelas pertencem. Concluindo, as culturas, e os seus símbolos e significados, são públicos e não privados.
Em suma, não podemos deixar de referir que a cultura, sendo uma herança de todos os seres humanos, é composta pelos seus variadíssimos elementos espirituais e elementos materiais que, por sua vez, constituem significados e símbolos que os indivíduos dessa mesma cultura partilham entre si.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

Links to this post:

Create a Link

<< Home