My Irreversible Point of View

Unfortunately freedom of speech is not totally respected in some parts of the world. That is why I decide to express my point of view in the name of those who are not allowed to express themselves. STAND UP, SPEAK UP! STOP THE TRAFFIK

Friday, February 17, 2006

Saudades da terra

Cada vez que estou a estudar sinto um vento fresco, fofo e delicado que pega em mim, obrigando-me a levantar o rabiosque da cadeira. E eu, que remédio!, caminho passo a passo dirigindo-me para a varanda.
A partir da janela que cobre a varanda, observo as belíssimas casas e ruas de Carcavelos, Sassoeiros e São Domingos de Rana, estando eu no limite que separa o concelho de Oeiras e o concelho de Cascais. Mas eu não me sinto propriamente presente em nenhum destes concelhos.
Tenho saudades! Saudades de algo exótico, de algo inspirador, de algo deslumbrante.
Tenho saudades! Saudades da comida BBB (boa, bonita e barata).
Tenho saudades! Saudades de uma cultura rica, uma das mais específicas de todas as culturas. Uma cultura fruto de um cruzamento entre portugueses, chineses, filipinos, tailandeses, brasileiros, birmaneses, etc. Uma cultura difícil de se explicar a um "ignorante", uma cultura simplesmente complexa!

Esquecendo tudo isso, a paisagem que observo a partir da varanda do meu apartamento, situado em plena Rua A.Q., assemelha-se a uma outra paisagem. Paisagem esta observada a partir da varanda do meu apartamento, na Rua de Chaves. Sinto-me inspirada e alegre: aproveito o momento para juntar essas duas paisagens aparentemente semelhantes mas totalmente diferentes, formando um território dominado por aquelas duas.
Que território é esse? Constituirá algo de perceptível ou algo de abstracto? Tentem responder por mim, eu própria nem sei.
Encontro-me perto da primeira paisagem mas a 2500 quilómetros quadrados da segunda.

Só sei que tenho saudades de uma terra chamada...

2 Comments:

  • At February 21, 2006 7:37 PM , Anonymous Anonymous said...

    I happened to navigate and came to this blg...and after much asking and translating, i am writing down this comment: IT IS TRUE ! once we are far away from our "motherland", we feel like being "abandoned" ! this is called "homesick" ! take care, Si SiuChe

     
  • At June 04, 2006 12:41 AM , Blogger Nell@ said...

    Nada mais verdade. A saudade, a nostalgia, aquele aperto no coração dos que apartaram de tão bela terra. Macau, a cidade que para sempre terá um lugar especial e único na alma dos macaenses e pessoas que tiveram a oportunidade de a visitar.

    Já agora, sou a Manuela. ;)

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

Links to this post:

Create a Link

<< Home