My Irreversible Point of View

Unfortunately freedom of speech is not totally respected in some parts of the world. That is why I decide to express my point of view in the name of those who are not allowed to express themselves. STAND UP, SPEAK UP! STOP THE TRAFFIK

Saturday, February 25, 2006

Violência inter-comunitária


Após a polémica das caricaturas de Maomé surge um outro (pré)acontecimento no mundo islâmico, particularmente no Iraque: uma provável guerra civil entre Xiitas e Sunitas.
Por mais que me custe a acreditar, o que se verifica é que os muçulmanos em geral adoram estar em guerra, não apenas com o Ocidente mas também entre eles próprios.
But what is on their mind? What do they actually desire: a peaceful Islam or a damaged Islam? Most of the people would problably choose the last option. I honestly think Islam is damaged since decades ago, specially with the Islamic Revolution in 1979.
No entanto, os americanos duvidam que os actos de violência entre a comunidade xiita e sunita se transformem numa guerra civil. Será realmente o que se verifica?
Em relação ao Golden Mosque em Samarra, será ele protegido ou destruído? O que de facto nos surpreende, penso eu, é a vontade de os muçulmanos destruírem um símbolo pertencente ao Islão quando, em contrapartida, se manifestam contra as caricaturas"blasfémicas" de Maomé, queimando bandeiras de países europeus e atacando embaixadas.
O que eu venho a descobrir é que, para além do ódio perante o Ocidente, os muçulmanos odeiam-se ainda mais. Por um lado, quando o Ocidente satiriza um elemento simbólico do Islão, surge-se uma onda de protestos e de destruição de materiais, isto é, ataques graves mas pouco sangrentos. Por outro, quando os próprios muçulmanos simplesmente tentam destruir algo pertencente à própria cultura e religião, a violência e os ataques tornar-se-ão vergonhosamente infernais. Contudo, estamos perante um povo que repudia tudo e todos, sobretudo a si próprio.
Não sei qual a comunidade mais pacífica e a mais guerreira, e isso pouco interessa. O que é certo é que o ambiente no Médio Oriente tornou-se cada vez mais tenso, mais insuportável, mais infernal. Hoje em dia aconselha-se não viajar para aquela zona, pois de especial é algo que ela não tem, a não ser, talvez!, a Kaaba em Meca, Arábia Saudita.

1 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

Links to this post:

Create a Link

<< Home