My Irreversible Point of View

Unfortunately freedom of speech is not totally respected in some parts of the world. That is why I decide to express my point of view in the name of those who are not allowed to express themselves. STAND UP, SPEAK UP! STOP THE TRAFFIK

Saturday, March 11, 2006

Vietname: exemplo a seguir


O Vietname foi o país mais duramente atingido pela gripe das aves. Parece, no entanto, ter erradicado a doença. Uma réstia de esperança para as nações novamente infectadas.

Agora que a gripe das aves progride através da Europa e se dirige para o Reino Unido, os peritos de saúde pública do Extremo Oriente felicitam-se com a primeira vitória importante contra o vírus H5N1, desde que a pandemia se declarou, há dois anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Vietname, o país mais atingido, com 93 casos humanos e 42 mortes, é agora o primeiro a conseguir circunscrever a doença. Nenhum novo caso de gripe das aves foi assinalado no país em seres humanos, desde Novembro de 2005, e em animais, desde Dezembro, explica Hans Troedsson, director da OMS em Hanoi.
O caso do Vietname vem dar esperança aos países do Terceiro Mundo, forçados a proceder a abates maciços, e aos países desenvolvidos, que temem uma crise no sector agrícola. No Vietname, o alívio é quase palpável. Como prova, o "pho ga", sopa tradicional de talharim com frango, reapareceu nas ementas dos restaurantes de Hanoi, no Norte, e de Ho Chi Minh, no Sul, juntamente com outros pratos de frango proibidos no ano passado. No animado mercado de Hang Be, em Hanoi, os negócios estão florescentes para os vendedores de frangos e patos recentemente depenados, provenientes de aviários locais, e vendidos a cinco mil dongs [26 cêntimos de euro] o quilo.
O período de incubação da gripe é de um a dois dias nas aves de capoeira e de cinco a sete nos humanos. Segundo os critérios da OMS, um país é declarado imune à doença quando se registam casos por um período de 21 dias. A Tailândia também nada regista desde Novembro, mas com 22 casos humanos e 14 mortos, foi menos atingida do que o Vietname.
No Vietname, quase 200 milhões de aves de capoeira foram vacinadas e cinco milhões abatidas. No ano passado, o Governo ordenou que todos os frangos destinados a venda tivessem obrigatoriamente um selo oficial, certificando que são próprios para consumo.
Apesar de Hans Troedsson considerar "inevitável" uma pandemia humana, dada a natureza do vírus da gripe e do seu modo de mutação, esta não vai ser causada pela presente estirpe, altamente patogénica. Contudo, é muito provável que o vírus continue presente no Vietname, alerta Troedsson, pelo que a vigilância é absolutamente necessária. Os patos podem ser portadores de vírus sem manifestar sintomas [entre várias semanas e vários meses] e há estudos que demonstram que este agente patogénico consegue subsistir na terra e na água. A vigilância "melhorou imenso" nos últimos dois anos, por iniciativa das autoridades vietnamitas. Mas é ainda necessário reforçar a coordenação entre os Ministérios da Saúde e da Agricultura.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

Links to this post:

Create a Link

<< Home