My Irreversible Point of View

Unfortunately freedom of speech is not totally respected in some parts of the world. That is why I decide to express my point of view in the name of those who are not allowed to express themselves. STAND UP, SPEAK UP! STOP THE TRAFFIK

Wednesday, June 21, 2006

Empreendedorismo cada vez mais feminino e qualificado

.
Tal como acontece em muitos países, sobretudo industrializados, o empreendedorismo em Portugal está a mudar de perfil. Embora continue a ser predominantemente masculino, o número de mulheres empreendedoras tem vindo a aumentar de forma consistente nos últimos anos (em 2004 elas representavam 34,9%). E com a chegada das novas empresárias o nível de qualificação geral tem subido. Em 2005, 26,5% possuía uma licenciatura (em 2004 apenas 18,6%) e 7,8% tinha uma pós-graduação, mestrado ou doutoramento.
Apesar dessa alteração positiva, ainda há um grande número de empreendedoras (41,1%) com apenas o ensino secundário.
As empreendedoras portuguesas estão sobretudo na faixa etária entre os 26 e os 35 anos. E cerca de 50% dessas mulheres é licenciada ou fez uma pós-graduação, mestrado ou doutoramento.


De facto, esse fenómeno não está associado senão à empowerment of women. E (é claro!) a tendência é para aumentar ainda mais o número de mulheres empowered, sobretudo as mulheres da minha geração. Há cada vez mais mulheres diplomadas enquanto o número de homens diplomados diminui. Além disso, não nos esqueçamos do insucesso escolar, que afecta sobretudo os indivíduos do sexo masculino.
É o que eu digo: as coisas mudam. E para que as coisas mudem, é necessária uma maior intervenção das mulheres em todos ou quase todos os sectores da sociedade (e é o que se tem verificado). Os homens precisam das mulheres, não apenas na vida privada mas também na vida empresarial e profissional. E as mulheres precisam dos homens? Algumas sim. Outras nem por isso.
Creio que o mundo mudará com as mulheres da minha (nova e bela) geração. Enquanto as mulheres avançam, os homens recuam. We are tough, aren't we? :)

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

Links to this post:

Create a Link

<< Home