My Irreversible Point of View

Unfortunately freedom of speech is not totally respected in some parts of the world. That is why I decide to express my point of view in the name of those who are not allowed to express themselves. STAND UP, SPEAK UP! STOP THE TRAFFIK

Sunday, September 14, 2008

Caixa Geral de Depósitos

A 04 de Maio, pelas 16:20, enviei um questionário, via e-mail, ao Dr. José Mata, Director da Subsidiária Offshore da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em Macau. Obtive uma resposta sua no dia 29, às 11:02. A transcrição da entrevista encontra-se abaixo.
O Banco Nacional Ultramarino (BNU) iniciou a sua actividade em Macau em 1902 através da abertura de uma sucursal, sendo o único banco emissor até 20 de Dezembro de 1999. A partir de então, o BNU partilha o estatuto de banco emissor com o Banco da China. Com a fusão do BNU e da CGD, a sucursal de Macau passou, a partir de 2001, a ser uma subsidiária da CGD com sede no território, cujo capital social é detido integralmente pela CGD.
O processo de entrada do banco no mercado chinês foi conduzido pelo BNU em Macau, pelo conhecimento e pelo relacionamento directo com as autoridades de Pequim. É evidente que existe sempre uma interligação entre o Estado português e a banca portuguesa, nomeadamente ao nível da articulação para a concretização de negócios bilaterais.
A abertura de uma sucursal ou banco em qualquer país depende da autorização das autoridades monetárias locais. Por exemplo, a abertura da sucursal da CGD em Zhuhai (1993) e da BNU em Xangai (2006) dependeu da Comissão de Supervisão Bancária da China, e não das entidades portuguesas. A única entidade portuguesa que “entrou” no processo foi o Banco de Portugal por força de a CGD, como accionista do BNU, ter a sua sede em Portugal.
José Mata considera que Xangai é o centro financeiro e/ou comercial mais importante da China, logo faria todo o sentido que o maior banco português, a CGD e cujo accionista é o Estado, estivesse presente, através do BNU em Macau, para apoiar as empresas portuguesas, elaborar estudos de mercado e prestar serviços em articulação com a sede.A presença do BNU em Macau antes de 1999 deriva fundamentalmente quer da política ultramarina do Estado Novo (até 1974), quer do facto de ser o banco emissor. Após 1999 houve a necessidade da CGD estar presente “naquela zona do Mundo”, onde estão localizadas várias Zonas Económicas Especiais e duas Regiões Administrativas Especiais, e que apresenta os maiores índices de crescimento da China, quer a nível industrial quer a nível comercial.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

Links to this post:

Create a Link

<< Home