My Irreversible Point of View

Unfortunately freedom of speech is not totally respected in some parts of the world. That is why I decide to express my point of view in the name of those who are not allowed to express themselves. STAND UP, SPEAK UP! STOP THE TRAFFIK

Thursday, October 16, 2008

Dia Mundial da Alimentação

.
Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro de 2008):


Este ano, o Dia Mundial da Alimentação ocorre numa conjuntura de crise. A turbulência do sistema financeiro mundial tem aumentado as preocupações causadas pela escalada dos preços dos bens alimentares e do combustível, que já mergulhou 75 milhões de pessoas na fome e na pobreza.

Esta enorme tragédia humana produz-se quando lutamos por cumprir a promessa contida no primeiro Objectivo de Desenvolvimento do Milénio: reduzir para metade a pobreza extrema e a fome até 2015. A situação já seria muito preocupante se se limitasse à questão da fome, mas a verdade é que a escassez generalizada de alimentos desencadeia outras ameaças, que vão desde a agitação social até à degradação ambiental, comprometendo o bem-estar de uma geração inteira, da qual dependerá o futuro do mundo.
Já antes da subida acentuada dos preços, cerca de 800 milhões de pessoas se deitavam todas as noites com fome. Simultaneamente, os efeitos das alterações climáticas, incluindo o maior risco de seca, uma pluviosidade mais irregular e os fenómenos climáticos extremos, ameaçam expor mais alguns milhões de seres humanos à malnutrição e à escassez de água. Neste momento, mais 100 milhões correm o risco de sofrer de fome e pobreza, em consequência da subida do custo da energia e do aumento para mais do dobro do preço dos alimentos.
Estes desafios difíceis que a humanidade enfrenta – reagir às alterações climáticas e procurar resolver a crise alimentar e energética mundiais – estão interligados e têm um carácter mundial. Exigem, por isso, uma resposta mundial. Estas crises não são passageiras e, por conseguinte, requerem uma atenção redobrada dos governos, doadores, organizações internacionais e regionais, sociedade civil e sector privado, nos próximos anos.
Atendendo à dimensão e complexidade deste problema, as Nações Unidas criaram uma Equipa Especial de Alto Nível sobre a Crise Alimentar Mundial, que definiu um Quadro de Acção Global em que traçava o caminho a seguir pelos governos, comunidade de doadores, sociedade civil e sector privado.
O Dia Mundial da Alimentação constitui uma oportunidade para levar mais longe esse impulso, estudando o tema das alterações climáticas e das bioenergias no contexto da segurança alimentar.
Trata-se de questões de vida ou de morte que têm de ser enfrentadas com seriedade e determinação. Neste Dia Mundial da Alimentação, exorto os governos, organizações e cidadãos a estabelecerem verdadeiras parcerias para superar estes desafios e, assim, poderem alcançar todos os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e, em última análise, libertar o mundo da fome e da pobreza.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

Links to this post:

Create a Link

<< Home